sexta-feira, 17 de abril de 2009

21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES - PATRONO DA PMMG


Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, nasceu na cidade de São João Del Rei em 1746. Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador, tropeiro e alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes com o objetivo de conquistar a independência do Brasil. Tiradentes era bom comunicador e orador, e como tinha uma grande capacidade de organização foi escolhido para liderar a Inconfidência Mineira.
Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados três anos depois. Enquanto alguns outros receberam surras em praça pública ou o degredo, Tiradentes foi condenado à forca em 21 de abril de 1792.
Para assustar a população, partes do seu corpo foram expostos em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais; sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Hoje, Tiradentes é considerado um herói nacional, pois lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Depois do enfraquecimento das Companhias de Dragões e seu mau desempenho, o Governador de Minas Gerais, Dom Antônio de Noronha, extinguiu-a e criou no dia 09 de junho de 1775, o Regimento Regular de Cavalaria de Minas.
À Força recém-criada, a qual pertenceu Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes: Protomártir da Independência e Patrono Cívico da Nação e das Polícias Brasileiras - caberia cumprir missões de natureza militar, através de ações e operações para amenizar tumultos, revoltas da população e defesa do território da Capitania e da Pátria, e, de natureza policial, na prevenção e repressão de crimes, mantendo assim, a ordem da população, para que o ouro pudesse ser extraído, transportando e exportando em favor do Reino Português.
Com o passar dos anos e o estabelecimento da República, acontece também, à militarização da Força Pública Mineira, com a contratação do Coronel Robert Drexler, do Exército Suíço com o intuito de treinar os soldados durante a guerra. A organização e o alojamento em quartéis da Força Pública surgiram na Capital e em algumas cidades maiores, as chamadas "Guardas Civis", que se encarregaram do policiamento ostensivo.
Através do Decreto-Lei 667 garantiu-se às Policiais Militares, a Missão Constitucional de Manutenção da ordem Pública, exercendo assim, o planejamento e execução do policiamento ostensivo com uma importante reformulação do conceito de "autoridade policial".
Em 1988, os Constituintes da República, estabeleceram um Sistema de Segurança Pública, constituído por órgãos policiais. De acordo com o Artigo 144 da Constituição da República, com estruturas próprias e independentes, garantindo os direitos do cidadão para prevenir e combater a violência e a criminalidade.

Fontes: www.pmmg.mg.gov.br e www.suapesquisa.com

Nenhum comentário: