sábado, 9 de outubro de 2010

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Trabalhando o tema “CINTO DE SEGURANÇA, CADEIRINHA E USO DO CAPACETE”, na Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Polícia Militar juntamente com o JCC – Jovens Construindo a Cidadania  desenvolveram palestras educativas e blitz de trânsito, levando orientações sobre a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança, bem como orientando os motociclista da importância do uso do adequado do capacete.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 a 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran)

Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e morte – no cado de uma colisão.

O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de criança em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo, 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança.




O uso correto do capacete é instrumento essencial para a queda do números alarmantes de acidentes, juntamente com a fiscalização, a educação de trânsito e a conscientização dos condutores. Os jovens do JCC, orientaram os motociclistas, quanto ao uso correto do capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, devendo estar posicionados de forma a dar proteção toral aos olhos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 4ª CIA PM IND.

Nenhum comentário: