quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DENÚNCIA LEVA 10 MIL À PRISÃO


O telefone 181 – Disque Denúncia, serviço unificado das policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros no combate à violência, teve, em 2010, crescimento de 20% no total de denúncias recebidas. Foram 58.711 informações para averiguação, contribuindo para aumento de prisões e apreensões no estado.

Segundo levantamento divulgado ontem (15), cerca de 10 mil pessoas foram presas, apreendidas ou recapturadas, depois de denúncias anônimas, o que representa um acréscimo de 33% em relação a 2009. Pelo Disque Denúncia, foram retiradas de circulação 1.263 armas de fogo, com acréscimo de 33% e apreendidas 309 caça niqueis e 106.267 produtos de crime. Cerca de 54% das denúncias foram da grande BH.
Parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e o Instituto Minas pela Paz, o 181 Disque denúncia Unificado, tem o slogan: “o importante é o que diz, não quem você é”. O canal proporciona à população um instrumento para denunciar crimes e sinistros, com sigilo absoluto das informações repassadas. “A população representa os olhos da polícia e vem atendendo bem ao chamado para denunciar crimes e risco de acidentes, incêndios, etc. A participação é fruto da conscientização e da existência de um relação de confiança nas instituições policiais”. Diz a subsecretária de Promoção de Qualidade de Integração da SEDS, Geórgia Rocha.
Desde a implantação do serviço, em novembro de 2007, o aumento nos resultados é constante. Foram apreendidos 937 kg de drogas, 66% a mais que em 2009; 16.265 papelotes de cocaína; 18.776 buchas de maconha; e 62.573 pedras de crack.
Os números mostram que os cidadãos estão mais confiantes e bem informados em relação ao serviço, que as corporações estão mais integradas na busca de melhoria na prestação de serviço e que o processo de interiorização do 181 está cada vez mais fortalecido. Em 2010, foi consolidada a expansão para o interior, polo das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), as quais têm irradiado ações para outros municípios. Assim, o Disque Denúncia Unificado, atinge mais de 60% da população e está presente nos 100 maiores municípios mineiros.
Dois casos mostram a participação da comunidade para o sucesso do Disque Denúncia. À PM, uma pessoa informou que dois caminhões estariam descarregando carga suspeita em um galpão de Sete Lagoas. Como resultado, foram apreendidos 117 mil maços de cigarros supostamente proveniente de contrabando e detidos dois caminhoneiros. Já à PC, o denunciante revelou o nome e endereço do suposto autor de atropelamento de ciclista em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que teria fugido do local.

(Matéria publicada no Jornal Estado de Minas, de 16 de fevereiro de 2011, pelo jornalista Gustavo Werneck)

Nenhum comentário: