sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIA DO PESSOAL DA RESERVA E REFORMADO

Dentro das comemorações dos 236 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, o dia 03 de junho é comemorado o Dia do Pessoal da Reserva e Reformados, por isso a Quarta Companhia de Polícia Militar Independente, realizou na manhã desta sexta-feira, um encontro com os policiais militares reformados, com o fito de homenagear esses destacados milicianos que se dedicaram ao longo dos seus trinta anos de serviço, com empreendedorismo e dedicação. Os militares reformados foram recebidos pelo Comandante da Unidade o Major Arnaldo Pereira Junior, no Gabinete do Comando, onde foi procedida à leitura da Nota do Comando-Geral da PMMG alusivo ao dia, foi feita a exibição de fotos antigas, que foram emprestadas por familiares para essa homenagem, o que gerou grande emoção nos participantes e ao final foi serviço um delicioso café da manhã.

A todos que nos brindaram com suas presenças, e àqueles que por algum motivo não puderam comparecer, nossa gratidão e apreço.

PARABÉNS!

Oficiais e Praças da 4ª Cia PM Ind.

A NOTA DO COMANDO-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

(DIA DO PESSOAL DA RESERVA E REFORMADOS)

A História das Civilizações ensina o valor da conciliação entre o bom uso da razão, o respeito às conquistas e aprendizados das gerações anteriores, e o compromisso permanente com o pleno desenvolvimento social.

Enquanto organização de serviços indispensável para contribuir na luta contra a criminalidade, a PMMG aproxima-se de completar a marca de duzentos e trinta e seis anos de existência. Se há uma explicação para a longevidade e crescente aprovação pública da Polícia Militar, ela se deve certamente à combinação dos três fatores mencionados.

Conciliando o bom uso da razão, pela adoção de uma postura impessoal em relação aos serviços prestados, e respeitando as conquistas e aprendizados das gerações anteriores, mediante valorização dos conhecimentos, avanços obtidos e exemplos pessoais dos quadros da Reserva e Reformados, a Polícia Militar orgulha-se de sua capacidade de ser permanente em meio às profundas mudanças; ser tradicional sem deixar de ser de vanguarda; ser autônoma, com uma identidade organizacional bem definida, sem deixar de sempre caminhar em redes, especialmente no sistema de defesa social mineiro. Graças a esse comportamento estratégico tem-lhe sido possível expressar, com atitudes práticas, o compromisso permanente e bissecular dos seus integrantes com o pleno desenvolvimento da sociedade em todo o vasto território do Estado de Minas Gerais.

O culto ao passado torna-se assim um ponto de equilíbrio em relação ao progresso; um elemento de sedimentação do aprendizado organizacional; uma via de consenso e avanço entre o que esta bicentenária Organização sempre foi, e todas as frentes de inovação nas quais ela se projeta, perante uma criminalidade dinâmica e uma sociedade cada dia mais complexa. Agindo assim, tem sido possível acompanhar o movimento da história, sem prejudicar a memória organizacional e a eterna gratidão ao legado daqueles que hoje se encontram dispensados do serviço ativo da Polícia Militar. Estes já não realizam o policiamento, no conceito típico, mas continuam a fazê-lo, como cidadãos que levam a inúmeras outras frentes da sociedade a cultura ética e profissional da PMMG.

Graças a eles a Polícia Militar tem se mantido, há duzentos e trinta e seis anos, uma organização respeitada, querida, desde o primeiro serviço de policiamento no final do século XVIII. Mantém-se assim vivo o exemplo dos primeiros que atuaram nas estradas para os povoados das Minas, naquele ocaso do ciclo do ouro, cuja memória maior evoca a liderança do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, para resistir, em nome da sociedade, ao que oprimia os mineiros.

Por isso é tão relevante, a cada Aniversário da PMMG, lembrar o porquê do Dia do Pessoal da Reserva e Reformado, que novamente se celebra em cada Unidade da Polícia Militar, com a alegria do dever cumprido e sob a lembrança de outros grandes homens, sintetizados no exemplo do Coronel PM Fulgêncio de Souza Santos, símbolo maior da defesa dos mineiros e do compromisso de fazê-lo ainda que o sacrifício da própria vida.

Nesse contexto, homenageiam-se os participantes da Revolução de 1932, com a medalha homônima desse grande Comandante que foi o Coronel Fulgêncio. Homenageiam-se também os integrantes da PMMG que hajam prestado 30 anos de serviço, e estejam completando neste ano igual período na inatividade. Com esses dois atos de reconhecimento, preservam-se as maiores fontes de sustentação organizacional – sua cultura, seus valores – contidos na história de vida de tantos quantos deram inegável, mas por vezes não reconhecida contribuição ao que Minas Gerais é hoje: um Estado respeitado no cenário nacional, um ente federativo prestigiado como lugar onde os bons costumes e o civismo prevalecem; um pedaço do Brasil onde o passado e o presente estão unidos, harmônicos, projetando o futuro.

Nesse Dia do Pessoal da Reserva e Reformado, não se celebra apenas os integrantes da reserva altiva, mas a própria essência da mineiridade, homenageando-se pessoas e organizações que comungam do mesmo sentimento de compromisso com o desenvolvimento da sociedade com segurança pública plena. Trata-se de pessoas físicas e jurídicas que também se postam no lugar que os mineiros esperam e precisam: o locus de defensores de um modo de organização social que tantos exemplos positivos tem dado ao país, na política, nas artes, na economia e, sem dúvida, na Administração Púbica.

O “pacto entre gerações” é o traço fundamental do respeito dos que estão na ativa, pela defesa da dignidade dos que trouxeram a PMMG até o presente e já estão na Reserva Altiva. Cada Comandante-Geral deve lidar com os desafios do seu tempo, procurando preservar essa conquista, que é tão importante e que evidencia o respeito Institucional por todos aqueles que já deram sua contribuição de serviços na ativa, e também pelas pensionistas, que tanto os apoiaram em vida. A lealdade e a ética são, por isso, as linhas que unem as muitas partes desse complexo tecido.

Parabéns a todos! A PMMG orgulha-se desse dia, vendo nele um sinal de que permanece no caminho certo: aquele no qual o interesse e a proteção da Sociedade são divisas que o olhar não perde. É dever de cada integrante da ativa da Polícia Militar a deferência, a admiração e o reconhecimento a esses homens e mulheres de todos os tempos. Fardados ou não, integrando ou não ou seus quadros, contribuíram e continuam contribuindo para fazê-la chegar ao ano de 2011 trabalhando em prol da edificação de Minas como o melhor Estado para se viver.

QCG em Belo Horizonte, 03 de junho de 2011.

RENATO VIEIRA DE SOUZA, Cel PM
Comandante-Geral

Um comentário:

Waldir Moreira Jr disse...

Meus respeitos e sinceros votos de boa aposentadoria a todos os reformados da Reserva. São cidadãos da mais alta patente, não importando em quais delas tenham passado para a Reserva. Com a confiança de quem conhece boa parte deles, posso dizer com satisfação: "Continuarão a fazer de sua cidadania exemplo para nossos filhos e amigos!".