quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

NOTA DO COMANDO


Frutal, 31 de dezembro de 2008

Quero nesse momento externar a minha honra de pertencer a Polícia Militar de Minas Gerais, essa corporação maravilhosa que me concedeu o privilégio de poder conduzir uma vida dedicada a servir o meu semelhante. Nesse período de 30 anos, me esforcei para não decepcionar a família, a corporação, os meus colegas de trabalho e a comunidade como um todo. Tentei ser o escudo protetor de pessoas que sequer conhecia, procurei absolver as agressões e males a elas canalizados, foi esta a minha escolha, a propósito, característica muito própria da profissão Policial Militar, ser o escudo protetor da comunidade.

Acertei muito, também errei na justa proporção humana, e que bom que errei, conheço pessoas que quase nunca erram, mas levam uma vida modorrenta. Sem se arriscar avançaram pouco no exercício de suas atividades profissionais e também encolhem no que tange a conquista dos seus objetivos dentro do próprio projeto de vida. Tenho sido iluminado inclusive nos erros, porquanto, se de um lado não têm provocado efeitos muito gravosos, por outro norte tem sido um fundamental e pródigo elemento pedagógico, foram, portanto, divinas inserções cognitivas na minha vida em que tive a oportunidade de aprender e a crescer, assim como outros atores sociais também a tiveram.

No ano de 2008, eu e os meus ilustres colegas de trabalho, hoje amigos, aos quais serei eternamente grato, conseguimos baixar vertiginosamente a criminalidade e a violência nos nove municípios que compõem a 4ª Cia PM Ind. Para que pudéssemos experimentar o doce sabor dessa vitória, os colegas militares tiveram que desdobrar, nada foi alcançado sem o esforço e sacrifício de todos e de cada um em particular. Precisávamos maximizar as ações policiais, potencializando a repressão qualificada e a prevenção ativa, e, isso não se faz sem o esforço e o empenho pessoal de cada companheiro bem como o comprometimento de todos, que, na rua deram maior visibilidade as ações e operações levadas a efeito nesse grande e exitoso projeto.

Por outro lado, em que pese a baixa da criminalidade, a maior presença e visibilidade de um policiamento mobilizado nas ruas, procedendo a abordagens e ocupando pontos estratégicos, não conseguimos avançar no sentimento das pessoas no que diz respeito a sensação de segurança e conseqüente redução do medo decorrente da violência, uma vez que ouvindo as pessoas nos seus comentários sobre criminalidade dá-se a impressão de que o crime aumentou, portanto os comentários são inversamente proporcionais a concretude dos fatos em que a baixa dos índices da criminalidade é fato consumado, real, visível e inquestionável. Este é um debate necessário a ser estabelecida entre o Sistema de Defesa Social, a imprensa e a comunidade destinatária dos nossos serviços.

Por fim e não menos importante, aproveito o momento oportuno e espaço privilegiado para mais uma vez agradecer aos profissionais que comigo laboraram durante este ano, aos parceiros do Sistema de Defesa Social, aos membros da imprensa, aos agentes políticos do executivo e do legislativo, assim como as suas competentes equipes de trabalho, aos clubes de serviço, também os nobres integrantes das Lojas Maçônicas, as entidades representativas de classes, as diversas associações, notadamente a ACASPO, aos colegas e amigos da OAB, aos integrantes do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, agradeço ainda de formo muito especial aos integrantes da comunidade, destinatária final dos nossos serviços, que, com muita fidalguia aqui me acolheram.

Um forte e fraternal abraço, desejo a todos uma vida longa, próspera de felicidades saúde e sorte.


Adélito Barroso Faria, Maj PM
Comandante da 4ª Cia PM Ind

9 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ATRAVÉS DO EMAIL: disse...

Esta postagem foi deletada a pedido da pessoa que fez o comentário por erro de escrita.

Unknown disse...

Prezado Comandante,
Quando o conheci, não recordando bem a data, mas sei que foi em meados de 1983 ou 1987.
Naquela época o senhor já demonstrava que não iria decepcionar seus comandantes e comandados e muito menos a família, pela conduta disciplinar, educação, camaradagem...
Já demonstrava que seria um grande líder.
Em relação aos erros e acertos o senhor pode ficar tranquilo que a nossa vida é assim, vivemos de erros e acertos. (nossa vitória seria sem muita importância e sem valor se não houvesse os erros e lutas).
Obrigado pelos poucos, mas bons momentos em que compartilhamos juntos.
Algumas boas lembranças daqula época(Acho que posso falar sobre isso):
Lembra da roda de samba - Sub Ernane, Idi Amim, Del Duque, o então Sd Barroso e outros, onde íamos todos no velho Opala do Sub Ernane e eu tinha que voltar dirigindo?. Porque será? Sei que o senhor não dirigia e não bebia. Acho que era porque não tinha CNH, mas quanto aos demais .... (sem comentários).
Outra coisa que lembro como se fosse hoje: - Fomos convidados para a formatura de 2º grau. Todos nós estávamos ansiosos para aplaudi-lo quando da entrega do diploma. Os diplomas foram entregues a todos e nada de citarem o nome de Adelito Barroso de Faria. Ficamos pensativos. Será que ele não passou? Esqueceram o diploma dele?...
Mas eis que vem a surpresa! No final, depois de entregarem todos os diplomas. A diretora do Colégio levantou e disse que aquele diploma ela entregaria pessoalmente, pois estava orgulhosa de ter um aluno tão dedicado, educado e respeitável e naquele momento, estava muito triste e feliz. Feliz por formar mais um aluno e triste em saber que iria perder aquele aluno. Aluno dedicado, responsável, amigo de todos etc.. e que gostaria que naquele educandário estivesse o terceiro grau para não perder o aluno.
E com muita emoção ela chamou o aluno Adelito Barroso de Faria para receber o diploma!.
Acho que o senhor não vai lembrar disso, mas sei que todos o aplaudiram calorosamente, de pé.
Lembro que como se fosse hoje... Todos nós ficamos emocionados...
Parecia que todos ali presentes o conhecia.
Aquele momento foi importante para todos nós policiais militares. Pois naquele instante sentíamos orgulho de sermos seus amigos.
Por estes pequenos detalhes, mas importantes em nossas vidas é que senhor é a pessoa que é hoje.
Um grande abraço.
Sub Ten Enéas.

Anônimo disse...

Gostaria de expor a satisfação de tê-lo como comandante, lamentando o curto tempo que pode liderar-nos com sabedoria e compromisso com o publico interno e externo. ressalto que és um líder nato e que o respeito e admiração que tenho pela vossa pessoa é muito mais pela pessoa humana que é do que pelo posto que ocupa, tenho certeza que o meu ponto de vista é compartilhado por todos policiais que trabalham na administração da 4 Cia Ind, e que a qualidade do serviço prestado por nós é motivado por um comando que reconhece o esforço de cada um e dá liberdade para que desempenhamos nossas funções compromissados com o resultado positivo. Que seja muito feliz nas seus novos desafios, pois o de ser um comandante muito competente já o fez.

3º Sgt Jaeder NUNES Assis

Anônimo disse...

SR COMANDANTE: OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS E PELA NOVA MOTIVAÇÃO EM SEGUIR ADIANTE. QUE O SENHOR TENHA A MAIS PLENA FELICIDADE NESSA NOVA EMPREITADA, E SAIBA QUE A AMIZADE QUE AQUI SE INICIOU SERÁ LEVADA ADIANTE. FELICIDADES E OBRIGADO!!!

Anônimo disse...

Sr. Comandante,

Talvez não possa me expressar corretamente, mas queria que ficasse sabendo que foi um prazer e uma grata surpresa que ao retornar do gozo de minhas férias anuais em março/2008 e encontrei-o no comando de nossa Unidade.
Outro fato marcante, motivo de grande alegria foi quando o senhor proporcionou aos nossos militares da reserva, aquele café da manhã, em comemoração ao Dia dos Reformados, fato este nunca realizado aqui em nossa Unidade. Fato este que contou com a presença maciça dos reformados, e sem dúvida foi um dia de grande emoção para mim, e para os militares da administração e principalmente aos nossos reformados que compartilharam daquela homenagem. Por que não dizer que fiquei honrado de poder ajudar na preparação daquele café, atendendo a um convite do senhor.
Muito obrigado por ter proporcionado muitos momentos bons no período em que esteve à frente da Unidade.
Felicidades ao senhor e toda sua família.

São os meus agradecimentos.

Advaldes da Mata Ferreira, Cb PM
Recepção da 4ª Cia PM Ind

Anônimo disse...

Sr. Comandante,

Os desafios nas organizações modernas está em desenvolver e manter as pessoas motivadas e em constante crescimento. Eu, particularmente quero agradecer e reconhecer o esforço e dedicação do senhor que soube de forma inteligente manter sua equipe motivada em face às novas diretrizes de cumprimentos de metas que temos.
Tive a oportunidade de servir em outra Unidade, porém, jamais poderia me furtar do prazer de mais uma vez poder trabalhar sob a vossa batuta. E confesso não tive nenhum arrependimento, muito pelo contrário, foram momentos bons, que para aqueles que foram inteligentes e souberam absorver tudo os seus ensinamentos, poderão aplicá-los na sua vida profissional e ser um profissional de sucesso e cheio de luz como o senhor.
Que Deus o abençoe nessa nova jornada. Curta sua vida juntamente com sua amada família, pois é merecedor.

Um fraternal abraço.

Adão Inácio Torres, 2º Sgt PM

Anônimo disse...

Nesse mundo tão competitivo e atribulado, raramente temos a oportunidade de conhecer pessoas que ajam solidariamente, com amizade e com simplicidade em nosso convívio. Normalmente, nos deparamos com aqueles que colocam o poder acima dos valores humanos, comportando-se autoritariamente e ampliando distâncias de seus subordinados. Por ser um Comandante diferenciado, não poderíamos deixar de registrar aqui a nossa gratidão pela forma amiga e sincera com que sempre nos tratou. Vamos sentir saudades dos poucos momentos. Que Deus o abençoe e ilumine os caminhos do Sr com muita paz, saúde e felicidades! E que o Sr tenha bastante sucesso em sua nova empreitada.

São os votos sinceros de Cb Daniela e Sd Ronaldo

Adélito disse...

Boa tarde meus amigos da 4ª Cia PM Ind

Foi com muita emoção que li, reli, refleti e procurei compreender as mensagens, cada frase, cada termo utilizado pelos queridos amigos: Sub Ten Enéas; Sgt Torres; Sgt Nunes; Sgt Romeu; Cb Advaldes; Cb Daniela e Sd Ricardo. Saibam que vocês e tantos outros colegas que não se manifestaram, mas que gostariam de fazê-lo, são pessoas muito iluminadas, porquanto tem o dom e a grandeza de perceber virtude nos outros.

Na verdade embora agradeça muito comovidamente as suas ilustres manifestações, devo dizer que as boas coisas garimpadas em mim pelos nobres colegas não me pertencem, pertencem a vocês mesmos, uma vez que fui no período em que ai estive o espelho a refletir tudo que me era apresentado. Portanto, o que ocorreu chama-se reciprocidade, a forma como foram tratados diz respeito a uma projeção de como vocês também tratam as pessoas com as quais convivem.

Por outro lado, não posso deixar de registrar que tive a sorte grande, o privilegio e a honra de encontrar na minha caminhada pessoas tão iluminadas quanto vocês. O meu trabalho foi facilidade por haver recebido a carinhosa parceria de profissionais verdadeiramente comprometidos com o nobre e gratificante propósito de servir, de proteger e socorrer os necessitados, são amigos vocacionados que amam a profissão que escolheram.

Parabéns que Deus os ilumine e proteja sempre.

Um fraternal e muito enternecido abraço do amigo.

Adélito Barroso Faria