quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DISQUE DENÚNCIA UNIFICADO - 181

A partir de agora, quem presenciou um ato criminoso ou detém informações relevantes para a elucidação da práticas ilícitas, pode acionar o 181. O serviço diferencia-se dos já oferecidos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, respectivamente, através dos números 190, 193 e 197, por ter o foco na investigação e não em situações de emergência, como os demais. Além disso, é garantido ao denunciante, o sigilo absoluto. As ligações feitas para o 181 são gratuitas e criptografadas, ou seja, não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Caso a pessoa, por ventura, dizer algo que possa identificá-la ou mesmo mencionar a região onde mora, será orientada pelo atendente a desligar e ligar novamente. Além disso, no ato da denúncia, a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar o andamento das investigações.
O objetivo é abrir um canal de comunicação direto com a sociedade para que os cidadãos contribuam com o trabalho das policias e do Corpo de Bombeiros.
O serviço DDU foi lançado em novembro de 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social, em parceria com o Instituto Minas pela Paz, a partir de uma discussão em que se percebeu a necessidade de unificar os trabalhos de investigação das forças de defesa social. Após a implantação do DDU em Belo Horizonte e região metropolitana, foram muitos os exemplos da eficácia do projeto, desta forma a SEDS e o Instituto Minas pela Paz, iniciaram a expansão para as cidades-pólo de Minas Gerais.
As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados.

PRINCIPIOS QUE REGEM O DDU – 181

• 1. Resguardo absoluto e incondicional do anonimato do denunciante;

• 2. Sigilo de todas as informações e procedimentos atinentes às denúncias;

• 3. Preservação da imagem e honra dos servidores, funcionários, denunciantes e denunciados;

• 4. Integração de ações e informações de defesa social.



O IMPORTANTE É O QUE VOCÊ DIZ,
NÃO QUEM VOCÊ É.

Nenhum comentário: